Lua Blanco


Lua Maria Blanco (nascida em 5 de março de 1987), mais conhecida por seu nome artístico Lua Blanco, é uma atriz e cantora brasileira. Neta do ícone da Bossa Nova, o músico Billy Blanco, e irmã dos também atores-cantores Pedro SolAna TerraEstrela Blanco, Daniel Blanco, e Marisol Blanco.
Em 2006 Lua formou a banda Lagrima Flor, no qual era a vocalista e onde permaneceu por cinco anos. Seu primeiro trabalho notório foi no teatro, com o musical O Despertar da Primavera (uma adaptação do musical da BroadwaySpring Awakening) no ano de 2009, interpretando Mariana. Já na televisão, ficou nacionalmente conhecida em 2011 por ser uma das protagonistas da telenovela Rebelde com a personagem Roberta além de integrar a banda Rebeldes. Ao lado dos cinco integrantes do grupo, gravou dois álbuns de estúdio, Rebeldes em 2011 (que recebeu disco de ouro e disco de platina) e Meu Jeito, Seu Jeito em 2012, e no mesmo ano, lançaram mais um álbum (ganhando um disco de ouro) e também um DVD (alcançando o DVD de platina), os dois últimos foram gravados em um show e receberam o nome de Rebeldes Ao Vivo.
Atualmente Lua está na novela Pecado Mortal, do autor Carlos Lombardi na Rede Record, onde sua personagem se chama Silvia. Blanco também está em pré-produção do seu primeiro disco solo.
Também muito ligada às questões sociais, por diversas vezes foi madrinha de campanhas, parceira em eventos voltados à causa, palestrante para crianças carentes, entre outras.

Primeiros anos

Lua Blanco é filha do músico Billy Blanco Junior e da musicista e professora de inglês Maria Claudia Blanco. Nasceu em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. Criada em uma família grande, juntamente com o seu irmão mais velho Pedro, e os quatro irmãos mais novos, Ana Terra, Estrela, Daniel e Marisol Blanco, foi alfabetizada em casa por sua mãe em inglês e português. Por conta da música e dos projetos sociais dos pais, na infância se mudaram com certa frequência, morando inclusive por dois anos no Peru, fazendo com que Lua tivesse fluência também em espanhol.
Com uma herança artística, tanto do lado paterno quanto materno, iniciou ainda pequena a sua história no mundo das artes. Desde muito nova já fazia algumas apresentações musicais com seus pais e irmãos. Ainda na infância, gravou um CD com Pedro SolAna Terra e Estrela Blanco, chamado de O Trem do Arco-Íris, com músicas infantis em português e trechos em inglês.Das pequenas exibições em casa, surgiu a ideia de formar o grupo Família Blanco, que durante dois anos (2005 e 2006) se apresentou em casas de shows do Rio de Janeiro com repertório de Bossa Nova e Beatles. Neste projeto com toda a família, gravou mais um CD, o Família Blanco - É Natal (2004).
No decorrer da sua carreira, fez cursos a fim de aprimorar seus talentos. Dentre eles, aulas de canto com a professora Carol Saboya; Interpretação Teatral na Casa de Cultura Laura Alvim, comDaniel Herz (2008/2009); Curso Mergulho Teatral, na CAL, com Isaac Bernat, Claudia Melle e Renata Frisina (2009); Oficina de Interpretação para Cinema com Walter Lima (2009); Oficina de preparação Rebelde, na TV Record, com Roberto Bomtempo (2010); Workshop com o preparador de elenco para novelas, séries e cinema Sergio Penna (2013). Além da sua Graduação em Letras (Tradução – Inglês/Português) na PUC-Rio.

2006 - 2010

Em 2006, ainda na faculdade, Lua montou com os seus colegas sua primeira banda, a Lagrima Flor. O nome do grupo é uma homenagem a uma das canções de seu avô, o músico Billy Blanco. Após cinco anos como vocalista da banda, afastou-se da mesma, para uma dedicação mais precisa às gravações de Rebelde. Blanco entra para o teatro em 2008, como Isolda, em Romeu e Isolda. No mesmo ano, estreou também na TV, fazendo uma participação na novela Três Irmãs, dando vida à surfista Bia (Rede Globo).
No ano de 2010, Blanco deu vida a diversos personagens no programa As Aventuras do Didi (Rede Globo). Regravou os sucessos "A Thousand Miles" (Vanessa Carlton) e "Umbrella" (Rihanna), ambos lançados no álbum Relaxing Bossa - Volume 4.Lua também chegou a ensaiar para viver a personagem Natália na peça Confissões de Adolescente baseada no livro e na série da autora Maria Mariana, porém, por outros compromissos não pôde continuar na mesma.

2011 - Presente

2011 foi um divisor de águas em sua carreira, ano em que ficou conhecida por interpretar uma das protagonistas da versão brasileira da novela Rebelde, vivendo a Roberta Messi(Rede Record). Ainda no final de 2010, Lua passou uma bateria de testes, entre eles de atuação, dança, voz e outros, para enfim viver a rebelde Roberta. A seleção dos seis protagonistas durou quatro meses e teve cerca de 600 candidatos. A novela teve início no dia 21 de março de 2011, e chegou ao seu último capítulo dia 12 de outubro de 2012, dividida em duas temporadas e 410 capítulos. Contava a típica história do cotidiano de jovens que viviam numa escola em regime de semi-internato, e enfrentavam dramas típicos de suas idades, além dos temas que a trama ocasionou ao longo da novela, como alcoolismo, bullying, distúrbios alimentares, problemas familiares, entre outros. Escrita por Margareth Boury e dirigida por Ivan Zettel, é inspirada na telenovela mexicana homônima de Pedro Damián.
Ao lado de Arthur AguiarChay SuedeMel FronckowiakMicael Borges e Sophia Abrahão, deu o pontapé inicial na banda Rebeldes (que surgiu junto à novela, e ganharam todo o país com cerca de 90 shows ao longo de três anos), com a primeira Turnê Rebelde, que se iniciou no dia 30 de outubro de 2011 e finalizou em 30 de janeiro de 2012. Nela Lua fazia inclusive o Cover da música "Firework" (Katy Perry), que no final, contabilizaram cerca de 90 mil espectadores ao longo de nove shows. Em seguida veio a Turnê Nada Pode Nos Parar, que foi de 30 de janeiro de 2012 a 18 de agosto do mesmo ano, também percorrendo todo o país. Nessa etapa os seis chegaram a fazer dez dias de shows seguidos, pelo nordeste. Depois lançaram a Turnê Asepxia, durando cerca de 1 mês (de 25 de agosto a 23 de setembro de 2012). E por último, a Turnê Rebeldes Para Sempre, que teve início em 30 de setembro de 2012, onde Lua, Arthur, Chay, Mel, Micael e Sophia, fizeram shows de despedida em algumas cidades por onde já haviam passado. O encerramento oficial da banda foi em Belo Horizonte, dia 4 de maio de 2013, show cercado de muita emoção, e que marcou o fim de uma história de muito sucesso e conquistas, fechando o ciclo Rebelde. Ao longo da história da banda, foram lançados CD's e DVD. No dia 23 de setembro de 2011, foi lançado o primeiro álbum da banda Rebeldes, o Rebeldes, que vendeu cerca de 120 mil cópias e ganhou disco de ouro e disco de platina. Para a divulgação do mesmo, foi lançado o videoclipe do single "Do Jeito que eu Sou", em dezembro do mesmo ano.
No começo de 2012, os seis protagonistas da novela embarcaram para Buenos Aires, na Argentina, onde gravaram comerciais para produtos especializados no combate às espinhas, que somente meses depois se descobriria que era o Asepxia e os mesmos foram veiculados na mídia (que inclusive, foi patrocinadora oficial e levou o nome de uma das turnês da banda). No dia 11 de abril do mesmo ano, foi lançado o primeiro álbum ao vivo e DVD do grupo, o Rebeldes Ao Vivo. O CD e o DVD foram extraídos de um show na cidade de São Paulo, ganhando o disco de ouro, pelas 40 mil cópias vendidas e DVD de platina equivalente a 50 mil cópias, respectivamente, e juntos renderam 140 mil cópias. Junto ao DVD foi lançado um videoclipe da música, até então inédita, "Nada Pode Nos Parar", e posteriormente, no mês de junho a canção "Depois da Chuva" também se transformaria em mais um single, contendo cenas dos bastidores e do show da banda. Já no dia 9 de dezembro de 2012, foi lançado o segundo álbum em estúdio ao lado dos Rebeldes, o Meu Jeito, Seu Jeito, com uma tiragem inicial de 20 mil cópias.
Fazendo uma retrospectiva do grande sucesso que foi Rebelde, Lua participou do Documentário Especial de Fim de Ano, produzido pela Rede RecordRebeldes Para Sempre, onde mostraram os bastidores da novela e da banda durante os dois anos que ficaram no ar. Ainda em 2012, participou do clipe "Não Foi a Escolhida" da sua antiga banda, a Lagrima Flor, mas desta vez participou apenas como atriz. 
Voltando um pouco para 2011, que também foi marcado pela estreia de Lua nos cinemas, com o longa-metragem Teus Olhos Meus, que tem direção e roteiro de Caio Sóh, como Taila.
No início do ano de 2013, Lua gravou um dueto com o cantor João Teles, vocalista da banda Pietros, cantando e participando do videoclipe da banda, na música "Todo Dia", lançados em abril. Fez ainda outro dueto, dessa vez com o cantor Rodrigo Fragoso, a música "Tudo Vai Mudar".
Em 2013, Blanco volta ao teatro, dessa vez dando espaço a Anne, sendo uma das protagonistas da comédia Stand Up ao lado de Matheus Souza, que também dirigiu e escreveu a peça. Devido ao sucesso das apresentações, a peça voltou a estar em cartaz por mais uma temporada. No mesmo ano, entra em cartaz com o musical As Coisas Que Fizemos e Não Fizemos interpretando Paula, onde atua ao lado da atriz Giselle Batista e de Matheus Souza, que mais uma vez assina e dirige a obra.
Lua, no início do mês de julho de 2013, participou das audições para o espetáculo sobre a vida e a obra da cantora Elis ReginaElis, A Musical, um musical de Nelson Motta e Patrícia Andrade e com direção de Dennis Carvalho, onde houveram mais de três mil candidatos, dentre eles nomes conhecidos, como Marjorie EstianoDébora FalabellaDrica Moraes e outros. Neste mesmo mês, Lua fez uma participação especial nas duas últimas apresentações da temporada do Rio de Janeiro, e em agosto três apresentações em São Paulo, da peça Tudo Por um Popstar. Baseada no livro homônimo da escritora Thalita Rebouças, com adaptação de Gustavo Reiz, dirigida por Pedro Vasconcelos e com direção musical de Jules Vandystadt, a peça retrata a aventura de três amigas do interior que viajam para capital com o objetivo de assistir ao show dos seus maiores ídolos. Blanco subiu ao palco para cantar com o elenco, interpretando as músicas "I'm Yours" de Jason Mraz"Todo Dia", a qual ela gravou a música e clipe com a banda Pietros (que também esteve presente) além de "Meu Jeito, Seu Jeito" da sua extinta banda Rebeldes. Lua gravou uma faixa chamada "Turnaround" especialmente para integrar a trilha sonora do longa A Brasileira (The Brazilian). Um filme dos produtores Uri Singer e Fabio Golombek, protagonizado pelos atores Fernanda Machado, Greg Tuculescu, Dean CainMariel Hemingway, Scott Rodgers dentre outros.
Lua Blanco marca o seu retorno às telenovelas em Pecado Mortal, cuja a estréia foi no dia 25 de setembro de 2013. A novela se passa na década de 70, onde sua personagem Silvinha é uma menina sensata e romântica, muitas das vezes, invertendo os papéis com sua mãe, Norma Shirley (Sônia Lima) nos quesitos maturidade e responsabilidade. Por conta da época em que se retrata a trama e para semelhanças com a atriz que interpretará sua mãe, Lua mudou radicalmente seu visual, deixando de lado os cachos loiro platinado, por um tom de castanho escuro e fios lisos.
Blanco arriscou-se em outro projeto, dirigiu pela primeira vez o piloto de uma série, até então é denominada  e sem data de estréia. Este piloto conta com a presença dos atores Miguel Rômulo, Mariana Molina, Rael Barja, Diego Montez, entre outros. A artista também tem projeto para lançamento do seu primeiro CD solo, ainda sem previsão devido à sua dedicação ao teatro e às gravações de Pecado Mortal, onde vem trabalhando até o dado momento.

Prêmios e indicações

No que diz respeito à reconhecimento de sua carreira, Lua já foi indicada e vencedora em diversas premiações. Em 2011, atuando em Rebelde, Lua concorreu o Capricho Awards como Cantora Nacional e Melhor Atriz Nacional, vencendo em ambas as categorias, e ainda indicada à Revelação Feminina no Prêmio Extra de TV.
2012 foi um ano concorrido, todos sob à vida que deu a Roberta Messi, em Rebelde. Foi indicada ao Prêmio Contigo como Revelação da TV, ao Prêmio Arte Qualidade Brasil como Atriz Revelação, ao Meus Prêmios Nick como Melhor Atriz. E pelo segundo ano consecutivo concorreu e levou a premiação como Cantora Nacional, no Capricho Awards. E também pelo segundo ano, no Prêmio Extra de TV (dessa vez, como ela mesma) na categoria Ídolo Teen. Na votação popular promovida pelo SBT para escolha de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, Lua Blanco ficou em 71º lugar.
2013 começou com várias indicações também. Dentre os muitos nomes, o de Lua estava entre os finalistas nas categorias Future Celebrity e Brazil no The Shorty Awards, e ainda sendo lembrada como a Roberta (de Rebelde) concorreu como Melhor Atriz no Troféu Imprensa.

Filantropia

No ano de 2009, ainda como apresentadora da TV Globinho, Lua começa (que se têm notícias) a se envolver em projetos de cunho social. Nesta ocasião, passou o dia no Instituto Pró-Criança Cardíaca, em comemoração ao Dia das Crianças. Em 2011, apoiando a iniciativa da TF Teen, Lua e várias personalidades da Rede Record, lutaram contra o bullying em algumas campanhas. Foi uma das estrelas que participou da campanha Espalhe Calor da Provopar, que tem como objetivo mobilizar pessoas na doação de agasalhos, que é promovida pelas afiliadas da Rede Record do Paraná. Participou da Campanha Contra o Câncer de Mama, em parceria com a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, a Corrida Pela Cura, a maior série de corrida e caminhadas do mundo. 
Já em 2012, ao lado do elenco da novela Rebelde, participou de uma campanha, promovida pela Força Jovem, na luta contra o crack, com uma caminhada em prol da causa. Ajudou e fez parte do Projeto Nova Canaã, que cuidam e dão assistência a crianças carentes. Também foi madrinha do movimento Universitário Sangue Bom, participando da quarta edição, que incentiva e conscientiza jovens universitários da necessidade e importância da doação de sangue. A artista cedeu sua imagem para a campanha Com Açúcar, Com Afeto, que divulga a importância do teste do pezinho, e a renda das camisetas vendidas, seria revertida para a APAE-SPMais uma vez como madrinha, dessa vez do movimento promovido pelo SESI intitulado Carinho de Verdade, que luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, Blanco fez parte da campanha publicitária e gravou a música tema com os ganhadores de uma promoção em prol da causa. Foi ao Instituto Presbiteriano Álvares Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (INPAR) para dar uma palestra para os jovens sobre sonhos e futuro, citando a importância da escola e de suas escolhas futuras durante a vida.
Ainda em 2012, a atriz e cantora participou ao lado da banda Pietros da mobilização solidária Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! que tem como propósito arrecadar renda para fornecer cestas básicas para as família carentes.
Em 6 de abril de 2013, Lua Blanco apoiou e também se tornou madrinha da campanha Amigos do HNS. Neste dia, Lua foi até o município Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, onde visitou um colégio para portadores de necessidade especiais, tomou café da manhã com as crianças, doou brinquedos, e após isso, visitou o Hospital Nelson Salles, conhecendo pacientes e funcionários, e dando autógrafos às crianças que fizeram doações. Esta visita teve como objetivo divulgar a campanha e estimular doações para o hospital.
No dia 20 de junho de 2013 Lua participou de uma, das diversas manifestações que ocorreram no país neste período, em prol de melhorias no Brasil. Neste dia, juntou-se à cerca de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, dentre elas anônimas e também conhecidas do grande público, que reivindicaram e mobilizaram-se pacificamente pela redução das tarifas dos transportes públicos, contra a PEC 37 e a corrupção, por melhorias na educação e na saúde pública, dentre outras questões que afetam a situação do povo brasileiro no momento.
O dia 31 de agosto foi marcado pela participação de Lua na campanha McDia Feliz na cidade do Rio de Janeiro. Blanco ajudou no preparo de alguns sanduíches, assim como outros artistas, pois o valor arrecadado da venda de um determinado produto é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo o país. A ação é promovida pelo McDonald's e é considerada a maior do país em prol desta causa.
Em outubro de 2013, Lua Blanco foi convidada para participar da ação social denominada Cultivando Sonhos e Sorrisos. A ação tem o objetivo de, em comemoração ao Dia das Crianças, recolher brinquedos novos em dois eventos realizados em um shopping da cidade com a presença de grandes personalidades, e depois doá-los na Comunidade da Mangueira em parceria com a ONG Arte de Educar, que trabalha no interior da comunidade. Pelo segundo ano consecutivo, Blanco participou da campanha de natalina da Legião da Boa Vontade, o Natal Permanente daLBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!.

Trabalhos


Trabalhos na televisão

Novelas:

·      “Pecado Mortal” – TV Record – personagem: Silvinha – 2013
·         “Rebelde” – TV Record – personagem: Roberta – 2011/2012
·         “Malhação” – TV Globo – personagem: Joe - 2009
·         “Três Irmãs” – TV Globo – 2008/2009


Especial:
·         “As Aventuras de Didi” – TV Globo – personagens diversos - 2010


Trabalhos no cinema
Longa-metragem:
·         “Teus Olhos Meus”, de Caio Sóh – Estreia em 2011


Trabalhos no teatro
·         “As Coisas que Fizemos e Não Fizemos”, de Matheus Souza - 2013
·         “Stand Up” – de Matheus Souza - 2013
·         “O Despertar da Primavera” – de Frank Wedekind, adaptação musical de Charles Moeller e Cláudio Botelho – 2009 a 2010
·         “Romeu & Isolda”, de Daniel Herz – 2008


Outros
·         Graduação em Letras (Tradução – Inglês/Português) na PUC – em curso.
·         Participou da peça "Tudo por um PopStar" em 2 apresentações (Rio e São Paulo), onde fez um pequeno show ao final do espetáculo – 2013
·         Viajou o Brasil em turnê com a banda “Rebeldes” – 2012/2013
·         Oficina de preparação Rebelde, na TV Record, com Roberto Bomtempo.
·         Foi vocalista da Banda de Pop-Rock Lágrima Flor.
·         Foi apresentadora da TV Globinho, na TV Globo, em 2009.
·         Oficina de Interpretação para Cinema com Walter Lima, em 2009.
·         Curso Mergulho Teatral, na CAL, com Isaac Bernat, Claudia Melle e Renata Frisina, em 2009.
·         Interpretação Teatral na Casa de Cultura Laura Alvim, com Daniel Herz – 2008/2009
·         Aulas de canto com a professora Carol Saboya.

3 comentários:

  1. Vou processar essa artista.... por vebder um combo em dezembro de 2015 e ate hoje... 20 de agosto de 2016 nao ter entregue e o empresario responsavel nao responder as minhas perguntas.... fralde... estelionatarios

    ResponderExcluir
  2. Vou processar essa artista.... por vebder um combo em dezembro de 2015 e ate hoje... 20 de agosto de 2016 nao ter entregue e o empresario responsavel nao responder as minhas perguntas.... fralde... estelionatarios

    ResponderExcluir

.

.